Estamos em fase Pré Operacional aguardando aprovação da CVM

 

Este site não se destina a comercialização ou distribuição de cotas de fundos de investimento ou de qualquer outro ativo financeiro, ou título mobiliário. Todas as informações contidas nesse site são de caráter meramente informativo e não têm como propósito qualquer tipo de aconselhamento financeiro. Fundos de investimento em geral não contam com garantia do Gestor, Administrador ou qualquer outro organismo garantidor que proteja os investidores como o Fundo Garantidor de Crédito - FGC. É importante levar em consideração que resultados obtidos no passado não são garantia de resultados futuros. Fundos de ações, clubes de investimento, ou fundos multimercado podem ter concentrações em poucos ativos o que pode acarretar riscos elevados, podem ainda operar com derivativos que podem gerar perdas significativas para os investidores. Aos investidores, recomendamos a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo antes de investir.

Estratégias de Investimento

Aqui na Exante nos baseamos em algumas premissas básicas para definir aquelas empresas que serão foco de uma análise mais detalhada de nossa parte.

  • Geração de Fluxo de Caixa Livre
  • Políticas Claras de Alocação de Capital
  • Distribuição de Dividendos
  • Alavancagem Compatível com sua Área de Atuação

Geração de Fluxo de Caixa Livre

Através da análise dos fundamentos da empresa tentamos identificar aquelas que mostram potencial para superar o desempenho do mercado como um todo e gerar "alfa" para os acionistas mostrando um retorno superior ao seu custo de capital.

O resultado desse retorno superior pode ser observado na geração de caixa livre. Nossa experiência mostra que para crescer, e gerar "alfa" para os acionistas de forma consistente, é essencial uma forte geração de caixa nos negócios existentes que possibilitem o desenvolvimento de novos projetos.

Políticas Claras de Alocação de Capital

Focamos em métricas claras e simples como o Retorno sobre o Capital Investido que nos ajudam a separar as empresas que se perpetuam daquelas que acabam por ficar pelo meio do caminho sem acrescentar valor para seus acionistas. Uma empresa com boa esratégia e consistência na alocação de capital gera crescimento para seus acionistas.

Distribuição de Dividendos

Uma regra clara e bem definida de distribuição de dividendos geralmente faz parte das políticas dessas empresas que tem uma forte geração de caixa. Acreditamos que uma das formas de se alinhar os interesses dos acionistas controladores e minoritários da companhia é através da distribuição do excesso da geração de caixa não necessário para o crescimento futuro do negócio.

Quando todos os acionistas recebem os resultados de seus investimentos na forma de dividendos não há necessidade de pagamentos a partes beneficiárias, pagamentos pelo uso do nome, pagamento a matriz por consultoria de tecnologia, e outros subterfúgios que distorcem os pagamentos a classes diferentes de acionistas (controladores e minoritários).

Alavancagem Compatível com Área de Atuação

Acreditamos que todo negócio tem um nível de endividamento que é saudável e ajuda na geração de “alfa” para os acionistas. Assim, nossa estratégia de investimentos busca empresas que através de uma geração de caixa livre (após o pagamento de custos financeiros) crescem o seu negócio e remuneram o capital do acionista sem recorrer a níveis de alavancagem incompatíveis com seu segmento de atuação e margens operacionais.

Não Seguimos Benchmarks, Mas Eles Servem um Propósito

Apesar de não nos guiarmos pela composição de qualquer índice de ações para a seleção de nossa carteira de investimentos, achamos importante fazer o benchmark de cada papel em nossa carteira contra os índices relevantes como o Ibovespa,  de forma individual e agregada para identificar quais investimentos têm retornos superiores ao benchmark (geração de alfa) e quais mostram um desempenho inferior. Esta avaliação, por consequência, deve ser objeto de uma análise mais rigorosa de nossa parte, para um melhor entendimento desse desempenho inferior.